Dra Juliana Korth


O que faz o médico de família?
Diferentemente dos médicos que se especializam em tratar apenas de certos órgãos e sistemas , o médico de família está capacitado para tratar de seus pacientes como um todo - sem distinção de sexo ou idade. O médico de famiíia não apenas diagnostica e trata doenças agudas e crônicas, ele avalia o seu estado atual de saúde e aconselha sobre mudanças no seu estilo de vida que ajudam a prevenir doenças antes que elas aparecam. Se em algum momento o seu médico de família detectar um problema que necessite de tratamento especializado, ele ira encaminhá-lo e trabalhará junto com o médico especialista e a você, supervisionando todos os aspectos refentes ao seu tramento para que juntos consigam o melhor resultado possivel e da maneira mais eficiente.

Alguma vez você já desejou poder ir a apenas um médico para todos os problemas e dúvidas sobre a sua saúde?
No Brasil, as pessoas estão acostumadas a “pular de médico em médico”, o que acarreta insegurança e ineficiência, tendo em vista a falta de centralização da terapêutica, e a relação deteriorada e impessoal entre o médico e o paciente. Na América do Norte e Europa, a Medicina está centralizada na figura do Médico de Família que funciona como uma porta de entrada para o sistema de saúde. Praticamente todas as pessoas residentes em países desenvolvidos tem um médico de família, o qual procuram sempre que necessário, para problemas agudos ou crônicos.

É um grande equívoco pensar que quando se tem uma dor de cabeça deve-se procurar um neurologista ou quando se tem uma dor de barriga, pressão alta deve-se procurar um gastroenterologista ou cardiologista. Um bom clínico deve ser capaz de tratar destes problemas sem maiores dificuldades - a isso damos o nome de “ Medicina Integrativa”.

A Medicina Integrativa X Check-Up
Para ajudá-lo a permanecer saudável você pode optar por uma Revisão Continuada de Saúde (o chamado Check-Up) e através de uma análise individualizada ( que leve em conta o seu histórico familiar de doenças, estilo de vida, alimentacao, sexo e idade) desenvolver um plano personalizado, com objetivo de diminuir os seus fatores de risco para o desenvolvimento de doenças (em especial o diabeles, hipertensão, obesidade, derrame cerebral , doencas do coraão e o aparecimento do câncer) e melhorar a sua qualidade de vida.

As pesquisas comprovam que as pessoas que mantém uma relação duradoura e de confiança com o seu médico vivem mais e em melhores condiçãoes de saúde. Faça parte você e sua família desta estatísca- procure um médico de família.

Principais Áreas de Atuação da Medicina de Família:

Doenças crônicas como diabetes, asma, hipertensão e doenças do coração.
Doencas do Ouvido, Nariz e Garganta (rinite, faringite/amigdalite, sinusite).
Emergência e Urgência (diarréia, cólica renal, asma, dor aguda)
Procedimentos Ambulatoriais Cirúrgicos ( biópsias de pele, sutura).
Procedimentos Ambulatoriais Clinicos (med. endovenosa ou intramuscular, nebulizações, lavagem de ouvido, eletrocardiografia).
Cuidados com a Saúde Mental e Comportamental (estresse, insônia, depressão)
Problemas de Ossos e Articulações (tendinite, bursite, artrite, artrose, dor nas costas).
Cuidado com as Vias Urinarias e Genitais(infecção urinária, doenças sexualmente transmissíveis, cálculo renal, tensão pré-menstrual, menopausa)
Exame Preventivo do Câncer (Pele, Ginecológico, Próstata e Intestinos)
Aconselhamento quanto ao Planejamento Familiar e Vacinação.
American Academy of Family Physicians American College of Preventive Medicine Associação Internacional de Medicina Estética Educational Commission for Foreign Medical Graduates Sociedade Brasileira de Clínica Médica Sociedade Brasileira de Medicina Estética


Todos os direitos reservados para Juliana Korth